No dia 24 de fevereiro de 2021, realizou-se a 2ª Reunião Plenária do projeto Mobilizador ActiVas com o objetivo de apresentar os principais trabalhos realizados e os resultados alcançados desde o início do projeto. Dada a impossibilidade de realizar esta reunião de forma presencial, o evento foi realizado online.

Ao longo da sessão, os líderes empresariais e científicos de cada um dos 6 PPS apresentaram os desenvolvimentos e os resultados alcançados nos primeiros meses de projeto.

No âmbito do PPS 1 – “Soluções para um ambiente construído socio-conectado” foram apresentados os principais desenvolvimentos na definição dos requisitos e estrutura pretendida para a plataforma de serviços agnóstica e agregadora para a rede de cuidados de proximidade e seus mecanismos de acesso universal, promovendo a funcionalidade humana por intermédio de estimulação física e cognitiva.

No caso do PPS 2 – “Ambientes construídos interativos e não intrusivos”, foram apresentados os principais resultados das sessões de co-design que permitiram a identificação de agentes artificiais interativos integrados com o espaço inteligente, nomeadamente no que diz respeito à acessibilidade, design, funções e privacidade.

No que diz respeito ao PPS 3 – “Soluções para espaços ajustáveis no tempo e às necessidades dos utentes”, foram reportados avanços significativos no levantamento das especificações dos materiais 3DF, AGEPAN, Mobiliário IKEA e Painel Construtivo, fazendo referência à aplicação construtiva de cada um e identificando as limitações de cada substrato identificado. Foram também realizados testes de caracterização e validação de desempenho de revestimentos funcionais easy-cleaning e antimicrobianos.

No âmbito do PPS 4 – “Soluções para espaços amigáveis e seguros”, destaque para a definição de especificações técnicas do sistema de sensorização para deteção de inundações e monitorização da qualidade do ar. Encontram-se a analisar os princípios de funcionamento e especificações dos sensores, as características dos substratos cerâmicos para incorporar os sensores e os requisitos no que diz respeito à sua utilização, montagem e aplicação.

No PPS 5 – “Gestão integrada de soluções e modelos de negócio para ambientes assistidos”, apresentaram a proposta metodológica para o desenvolvimento e avaliação de produtos e serviços do projeto ACTIVAS, com base no estado da arte. Encontram-se também a preparar propostas de metodologias e instrumentos para a validação conceptual, avaliação de usabilidade, validação dos pilotos, avaliação do impacto e valorização dos resultados.

Por último, no âmbito do PPS 6 – “Gestão e Disseminação do Projeto” foram apresentados os primeiros resultados da criação da identidade visual e gráfica do projeto e estabelecimento de procedimentos internos ao consórcio (canais de comunicação, templates, área colaborativa, entre outros).

A realização da 2ª Reunião plenária do projeto ActiVas permitiu a partilha de experiências entre o consórcio, fundamental para a concretização dos objetivos comuns do projeto.