A 21 de outubro de 2020, decorreu a reunião de Kick-off do projeto mobilizador ACTIVAS – AMBIENTES CONSTRUÍDOS PARA UMA VIDA ATIVA, SEGURA E SAUDÁVEL, marcando o início dos trabalhos propostos em candidatura.

O evento realizou-se em formato online, contando com a participação de todos os copromotores envolvidos no consórcio, e teve como principal objetivo revisitar os principais marcos e atividades previstas em cada um dos PPS, assim como identificar os principais procedimentos administrativos e financeiros que devem ser cumpridos durante a fase de implementação do projeto.

O consórcio do projeto ActiVas é composto por 12 entidades empresariais e 8 entidades não empresariais do Sistema de I&I que reúnem um conjunto de competências e conhecimentos multidisciplinar e críticos para assegurar a correta execução do projeto.

Este projeto pretende dar resposta aos principais desafios da problemática associada ao envelhecimento da população, ao nível do ambiente e espaços construídos, criando novas oportunidades aos agentes económicos dos diversos setores da construção e materiais, das TIC, da saúde e da intervenção social ao nível da valorização e exploração de soluções específicas, inovadoras e integradas, adaptadas aos novos estilos de vida e às necessidades de apoio ao nível do “Cuidar”, “Acompanhar”, “Monitorizar” e “Tratar”.

O projeto estrutura-se em 5 PPS orientados para o desenvolvimento de atividades de I&D que decorrerão ao longo de 36 meses:

  • Soluções para um ambiente construído socio-conectado;
  • Ambientes construídos interativos e não intrusivos;
  • Soluções para espaços ajustáveis no tempo e às necessidades dos utentes;
  • Soluções para espaços amigáveis e seguros;
  • Gestão integrada de soluções e modelos de negócio para ambientes assistidos.

Adicionalmente, o PPS 6 assegurará os procedimentos de gestão e disseminação do projeto.